Vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria crônica participa de aula do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Redação por Bruno Franceschini e Silvana Augusta Barbosa Carrijo
Publicado em 01/11/23, 11:53h | Atualizado em 01/11/23, 18:01h
O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão, recebeu, na aula desta semana, na disciplina “Memória e Identidade em Literatura”, ministrada pela Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo, a jovem Beatriz Pereira Rodrigues, vencedora da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na categoria “Crônica”, em 2019, para um bate-papo com a turma do curso.
Quando se consagrou como vencedora da Olimpíada, Beatriz tinha apenas 13 anos de idade e levou o prêmio na categoria supramencionada, sob supervisão e orientação da Professora de Língua Portuguesa, Vânia Rodrigues Ribeiro, da Escola Municipal Nilda Margon Vaz, em Catalão-GO, com o texto O apanhador de acalantos, de teor autobiográfico.
No encontro com a turma, Beatriz descreveu a experiência de ter sido premiada, no gênero, em 1º lugar, na Olimpíada, cuja edição de 2019 teve como uma de suas avaliadoras a escritora Conceição Evaristo, de ter seu texto lido por Gilberto Gil, numa iniciativa do “Leia com uma criança”, do Instituto Itaú Social, e sobre o papel imprescindível que a Profa. Vânia Rodrigues Ribeiro exerceu em sua trajetória estudantil.
A respeito da experiência da roda de conversa com os alunos do PPGEL, Beatriz afirmou: “A experiência em compartilhar a minha história na literatura e com a escrita foi enriquecedora ao meu trajeto na Educação. Conversar com os alunos e com a professora foi um processo muito gostoso e aconchegante, amadurecendo minhas perspectivas acerca do Curso de Letras e intensificando o meu amor pela escrita e literatura”.
Prof.ª Dr.ª Silvana Augusta (à esq.) e a convidada para a roda de conversa, Beatriz Pereira Rodrigues (à dir.)
Já Priscila Brandão, discente do PPGEL, comentou que “O encontro propiciado nesta tarde, além de enriquecer as tessituras literárias, corroborou com os diálogos acerca da identidade, memória e autobiografia. Ademais, a mediação alunos / autora estreita as relações do fazer literário e o vivenciar experiências. Sem sombra de dúvidas, um privilégio ouvir uma autora que, com tenra idade, demonstra veio poético e sensibilidade apurados”.
A iniciativa da roda de conversa entre Beatriz, os discentes e a docente da disciplina do PPGEL configura interação entre o Programa e a Educação Básica, como uma das ações valorizadas pela CAPES ao avaliar os cursos de Pós-Graduação stricto sensu, que visa à promoção das pesquisas aqui desenvolvidas e retorno dos investimentos à Educação Básica e à sociedade.