UFCAT integra o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em missão acadêmica à Itália
Redação por Alaor Rodovalho Publicado em 28/09/23, 23:09h | Atualizado em 28/09/23, 23:10h
A reitora da Universidade Federal de Catalão, Roselma Lucchese, e o diretor de Relações Internacionais da instituição, Rafael de Ávila, representaram a UFCAT em missão promovida pelo Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB).
A delegação brasileira, formada por 35 reitores(as), discutiu em Roma, de 20 a 22 de setembro, temas de interesse mundial como: meio ambiente, injustiças sociais, inteligência artificial, ética, relações étnico-raciais, gênero e desemprego.
As discussões resultaram em uma carta que foi apresentada ao Papa Francisco no dia 21 de setembro. No encontro com os reitores(as), que durou aproximadamente 1 hora e meia, o Pontífice ressaltou a importância das universidades na formação de lideranças que no futuro estarão como gestores públicos e privados.
O evento, que teve o tema Organizando la Esperanza, se propõe a estabelecer e reforçar uma nova aliança global para o social, ensino, ambiental e econômica para o bem da humanidade.
O objetivo da Missão foi organizar a cooperação entre os povos, iniciando processos de construção de pontes acadêmicas que permitam a unidade e integração de instituições para el Cuidado de la Casa Común. A Casa Comum se refere a uma encíclica do Papa Francisco, na qual o Pontífice critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.
“Nosso objetivo na missão em Roma foi divulgar a UFCAT no cenário internacional com intuito de aprender e potencializar as atividades na comunidade acadêmica. Sobretudo, participar dos Grupos de Trabalho que discutiram temas de interesse mundial, selando esse compromisso liderado pelo Papa”, disse Roselma Lucchese, reitora da Universidade Federal de Catalão.
Representando a UFCAT e toda comunidade da região Sudeste de Goiás, Roselma Lucchese e Rafael de Ávila receberam a Bênção Papal no encontro com o Papa Franscisco no dia 21 de setembro. “Foi um momento singular para essa gestora de uma universidade pública”, disse a reitora.